domingo, 30 de janeiro de 2011

O poder da decisão e da escolha


O poder da decisão e da escolha
Pode porventura o cego guiar outro cego? Não cairão ambos no abismo?  (Lucas – 6:39)
Nesse tempo presente que vivemos, duas das atividades praticas que mais executamos no nosso dia-a-dia é arte de decidir e escolher. Vivemos o tempo todo decidindo e escolhendo.
Decidir: Uma atitude
Escolher: Uma decisão entre duas ou mais opções
Temos duas palavras de diferente significado, mais uma se apóia na outra, vamos imaginar que essa duas palavras são os dois cego de quem Jesus se referiu; Portanto um cego se chama Decidir e o outro Escolha. O cego Decidir decidiu ser guiado pelo cego Escolha, Escolha por sua vez, escolheu como iria guiar o cego Decidir, como Escolha também era cego, após a sua escolha tomou a atitude errada, e, Escolha e Decidir caíram no abismo.
Em poucas linhas já é possível aprender que a decisão errada me leva a escolha errada e a escolha errado por sua vez me leva a decisão errada.
Para responder a simples pergunta de Jesus, temos que colocar em pratica a arte de decidir e escolher. Quero refazer a pergunta e sem fugir do contexto, quero trocar a palavra guiar pela palavra influenciar.
Influenciar: Poder ou ação que alguém exerce sobre outrem ou sobre certos fatos
Pode um cego influenciar outro cego? Você tem duas opções: sim ou não
Nós Jovens cristão desse tempo presente ouvimos constantemente e porque não dizer diariamente que nascemos para influenciar e não sermos influenciados, quando ser bem influenciado é uma necessidade nossa, afinal estamos em pleno desenvolvimento como pessoa e esse desenvolvimento é e precisa ser constante.
Durante toda a nossa vida nós influenciamos e somos influenciados, mais a questão é que não escolhemos quem vamos influenciar e sim quem vai nos influenciar, então a nossa maior preocupação deve ser de escolher corretamente quem vai nos influenciar. Então dizer que não nascemos para ser influenciados, ser torna uma expressão errada.
Antes de continuar, lhe faço a simples pergunta: Quem esta te influenciando? E quem esta sendo influenciada por você esta sendo bem influenciado? (Existem pessoas que são influenciadas por nós que não se revelam simplesmente nos assiste, assim com também existe pessoas que nos influencia e nem imagina).
A experiência de sermos influenciados é tão real, e, pelo fato de sermos influenciado o tempo todo, passa despercebida, algumas das maneiras de notar o quanto somos influenciados é reparar no começo de uma amizade, logo nos primeiros meses já aderimos alguns costume do amigo novo: Modo de falar, andar, rir, sentar, pentear o cabelo, modo de se vestir e outras muitas coisas. Sem falar nos filme e novelas que são recordistas em influenciar pessoas, a novela começa na segunda, na semana seguinte você já encontra os personagens andando pelas ruas.
Ser influenciado não é o problema, o problema esta na decisão errada de quem vai nos influenciar. Precisamos aprender a escolher por quem seremos influenciados de forma coerente para não sermos guiados “Influenciados” por cegos para o abismo, porque nós somos e seremos fruto das nossas decisões e escolhas.
Quando falo de decidir por quem seremos influenciados, eu não quero me limitar somente a nossa roda de amizades, programas de televisão, filmes, mídia impressa, mídia auditiva ou até mesmo crenças populares; Quero também englobar nesse emaranhado de ferramentas de influenciar, as religiões, quais quer que seja. Tudo quanto for gerar influencia na sua vida precisa ser bem decidido.
O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. (Provérbios – 13:20)
Não se deixe se levar a destruição pelo seu próprio engano, não tome um cego como o seu guia, escolha bem que vai te influenciar, não estou dizendo para você julgar a pessoa que vai te influenciar, mais sim os frutos que ela produz. Essa é uma decisão tão simples, mais de muita importância, porque ela vai dizer se você será mais um sábio ou mais um tolo.
Pare e reflita o que você que para a sua vida? Se hoje você esta entre os tolos, Deus te convida para andar entre os sábios, porque Deus não tem prazer na sua destruição.
O poder da decisão e da escolha esta em suas mãos.
Até mais.
Thiago Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário