domingo, 19 de dezembro de 2010

A tal da teologia da prosperidade



Quem nunca ouviu uma pregação sobre prosperidade? Raramente alguém gritaria; Eu! Se essa pergunta fosse feita em diversas igrejas. Afinal no século XXI o que mais se prega é a famosa teologia da prosperidade. Estão trocando a mensagem da cruz pela teologia da prosperidade, o reino do céu pelo reino da terra.
Na década de 90 tudo o que se ouvia era pregação sobre o reino do céu, Jesus esta voltando, o fim está próximo, essas eram as mensagens mais pregadas nas igrejas. Isso era decorrência de uma profecia. Um homem chamado Nostradamus, que em sua profecia dizia: 1.000 chegará e 2.000 não passara. Muitos crentes creram piamente nisso e, na década de 90 muitos acontecimentos nos levavam a crer que era o fim dos tempos, e por acreditar muito nisso, tudo o que se pregava era a mensagem da cruz e a volta de Jesus. O resultado disso foi que na década de 90 foi uma das décadas que o cristianismo mais cresceu, passado de 13,7 milhões no Brasil, segundo o IBGE.
Hoje nós estamos vivendo no ano de 2010, não precisa ser um super gênio para concluir que 1.000 chego e 2.000 também, e ninguém mais fala de Nostradamus, um dos nomes mais citados na década passada, e como 2.000 chego e passo, começa-se a deixar de lado a mensagem da cruz e pregações sobre o reino do céu, como se Jesus não fosse voltar mais, então o negocio agora é pregar o reino da terra “Teologia da prosperidade”  Eles vinculam ser cristão com ser prospero, e ser prospero com ter muito. Quando prosperidade não é ter muito e sim ter sempre “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”.
A teologia da prosperidade surgiu nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos da América. Sua doutrina afirma, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde, etc.
A teologia da prosperidade era ofuscada pela mensagem da cruz, isso aconteceu durante todo o século XX, mais hoje no século XXI o quadro inverteu, a mensagem da cruz é ofuscada pela teologia da prosperidade.
A história nos mostra que a teologia da prosperidade surgiu no século XX, mais biblicamente a teologia da prosperidade surgiu no século I, também nas primeiras décadas, e o criador da teologia da prosperidade foi o próprio diabo; foi o primeiro a pregar sobre prosperidade, e essa pregação aconteceu no deserto e ele prego nada mais nada menos do que pra Jesus.
Mateus 4.
1.ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3.E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5.Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6.E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
7.Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8.Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10.Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11.Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Nessa pregação o diabo oferece: pão, fama e dinheiro. Oferece tudo o que a teologia da prosperidade tem oferecido hoje para o cristão do século XXI. E com base nesse texto eu posso afirma que o diabo tem poder para “prospera” pessoas aqui na terra, afinal ele ofereceu prosperidade para Jesus, mais Jesus tinha consciência que é melhor ser humilde com Deus do que “prospero” pelo diabo.
Existem muitos crente que não consegue discernir a prosperidade que vem de Deus e a que vem do diabo, e a prosperidade que vem do diabo é tipo presente de Grego, é na verdade maldição maquiada de prosperidade.
Judas Iscariotes, um dos 12 discípulos de Jesus, foi um homem que recebeu a prosperidade do diabo, ele trocou Jesus por 30 moedas de prata. Judas um homem apegado em dinheiro, pois já havia provado isso demonstrado exteriormente a sua fraqueza na cena da unção com óleo perfumado em Betânia, onde testemunhou que estava mais apegado ao dinheiro do que propriamente aos gestos concretos com que Jesus demonstrava a sua missão (João 12, 1-6).
Posso imaginar que Judas apegado em dinheiro pensou: com Jesus vai demora para eu se tornar prospero, então eu vou incurtar o caminho. Ele acho que ser prospero era tudo e as 30 moedas valia mais que Jesus, então quando ele se torna “Prospero” descobre que o tudo era nada e que as 30 moedas não nada valia comparadas a Jeus.
Judas descobre que cometeu um erro e tenta voltar atraz, mais já era tarde de mais, tenta devolver as moedas, mais nem os que deram-lhe as moedas queria de volta porque era dinheiro amoldiçoado, a prosperidade maquiada de quem eu havia falado.
Exitem milhares de cristão sendo comrompido pela teologia da prosperidade e trocando Jesus por dinheiro, existe cristão que estava indo para o céu de fusquinha e hoje esta indo para o inferno de ferrari. E você, vai trocar Jesus por quanto?
Quado diabo foreceu prosperidade para Jesus, tudo o que ele queria era tira Jesus do foco, do caminho. Hoje ele tem feio o mesmo com o cristão do século XXI, tudo que que ele quer é nos tirar do caminho, porque só existe um caminho que nos leva a Deus e fora dele todo os caminho levanos a perdisão.
Jesus dicipulo mesageiros do evangelio “Mensagem da cruz e reino do céu” e o diabo tem dicipulado mesageiros da teologia da prosperidade”Pão, fama e dinheiro”
O cristão tem o direito de ser prospero e provardo melhor dessa terra, Deus nos habilita a isso, mais isso tem que ser fruto do nosso suor, e não base de troca. Aprenda a diferenciar dicernir a properidade de Deus e do diabo.
A prosperidade de Deus: Esforça-te e eu te ajudarei.
A prosperidade do diabo: Deus vai te dar (Essa é a frase mais usada pelos mensageiros da teologia da prosperidade). Porque se o diabo falar que é ele que ta dando ele nãoconsegue enganar os cristão.
Enserro dizendo novamente; prosperidade não é ter muito e sim ter sempre.
Paz seja vós outro hoje e sempre amém!

Thiago Passos
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário