quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Todos iguais



Hoje eu quero falar de um problema que vem perpetuando entre os jovens, década após década. Mudam-se os jovens, formam-se novas gerações, mais os problemas são os mesmo, se repetem com se fossem novos, tolice, geração ingênua. Estou falando de nós! Jovens do século XXI.
O problema que quero tratar hoje é: MODA. “A tal da moda”, ela que regeu jovens de gerações passada, rege os jovens do presente e já esta recrutando os jovens futuro, que de forma precoce entram nesse sistema de moda, e a moda hoje é: fazer e ser.
Fazer o que tudo mundo faz e ser o que todo mundo é. Peguei-te! Você achou que eu ia falar de roupa, acertei?  Roupa é só um detalhe, quero falar de comportamento. Hoje nós somos tentados a ser igual a todos, a moda no induz a procurar a nossa afirmação como jovem no outro, quando Deus nos procura como nós somos, com nossos erros e acertos. Nuca duvide disso; Deus te ama como você é, verdade bíblica essencial.
Esse problema tem afetado os jovens cristãos de forma violenta, onde muitos tem se deixado levar pela moda, outros se dividem; durante a semana moda circular final de semana moda cristã.
 Esses dias eu estava conversando com um amigo que queria me convencer de fazer algo errado, e não satisfeito com a minha opinião e posicionamento contrario, ele argumentava dizendo: todo mundo faz, menos você. Então eu respondi: primeiro, eu não sou todo mundo, segundo, o fato de todos estarem fazendo não transformo o errado no certo, o errado vai ser sempre errado, independente de circunstância ou situação.
Nós precisamos começar a entender que, uma das coisas que sinaliza para o mundo que somos jovens cristão é o fato de sermos diferente e não iguais. Quando eu falo de ser diferente, eu falo simplesmente de fazer o que ninguém faz ou jamais fez, se aventurar a cada manhã viver algo novo em Cristo Jesus.
Certa vez Jesus desafiou um jovem a ser diferente, falo do jovem rico de Mateus 19: 16 a 22.
16. E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17. E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19. Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21. Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
22. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades
Posso imaginar a cena: O jovem perguntado a para Jesus o que ele precisa fazer para ser salvo e Jesus responde: Filho, pra você ta fácil, você já tem meio caminho andada. Você honra pai e mãe, guarda os mandamentos, só precisa de mais uma coisa. Faça algo diferente, isso vai fazer de você um jovem diferente e depois me siga.
Como aquele jovem, muitos entre nós não querem ser diferente, porque isso requer renuncia e renuncia hoje esta fora de moda, a escolha esta em suas mãos: ser um jovem cafona “Renuncia” e andar com Jesus ou ser um jovem da moda e andar com o mundo? Quem anda com Jesus anda pelo caminho de salvação, quem anda com o mundo anda pelo cominho de perdição.
Uma das coisas que deve entristecer o coração de Deus é ver jovens que foram chamados para ser diferente se limitando a ser iguais. Eu posso e vou te provar que você é escolhido e capacitado por Deus e, se ele te capacitou, é para que você faça algo diferente e se torne diferente, para a honra e gloria de Deus! Creia nisso.
I João 2: Jovens eu vos escolhi
Deus não escolhe os capacitados, capacita o escolhido. Então não se limite a ser igual quando Deus te chamou para faz e se a diferença. Seja diferente no mundo de jovens iguais.
Paz seja com vós outros hoje e sempre amem.
Thiago Passos
Até mais.

Um comentário:

  1. Bom depois de ler detalhadamente a cada frase, lembrei de uma pregacao de um PR. amigo meu, com o tema diferente no meio dos iguais.

    Ser diferente nao e apenas questao de moda e questao de querer, jose ele era diferente de seus irmaos antes de ser governador. Sou jovem tambem e tenho a mesma opiniao que o Thiago tem, nao sou radical e nao sou de paparicar ninguem eu sou sincero, a duas geracao no seculo xxi.
    Os que sao iguais e os que fazem a diferenca ai ta vc escolhe em qual geracao se encaichar. Ou vc e diferente ou vc sempre vai ser igual. Ca pra nos?
    Nao quero ser como muitos palha¢os de pubitos que vemos por ai, que nao tem personalidade propria e nao tem carater. Nasci pra influenciar e nao ser influemciado ou copia barata de outra pessoa.

    ResponderExcluir