quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Seja um jovem cristão insatisfeito




“Eu tenho medo do mesmo” 

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). A palavra “conformar”, usada nesse versículo, tem o sentido de “moldar-se de acordo com”. É como a massa de bolo que, ao ser colocada na assadeira, assume a forma de acordo com o molde, e moldar-se é se acomodar “acomodar-se de acordo com”. 

Se eu ou até mesmo você ousar fazer a seguinte pergunta para um jovem cristão: Você é um jovem cristão satisfeito? Na sua grande maioria a resposta seria a mesma; A resposta seria SIM. A palavra satisfação é muito valida em varias áreas de nossa vida, mais isso não quer dizer que tem que ser aplicado a todas as áreas, como por exemplo, na nossa vida cristã a palavra satisfeito ou a sensação de satisfeito nos leva ao comodismo. Então logo concluímos que um jovem cristão satisfeito é um jovem cristão acomodado, e decorrendo disso, o jovem acomodado vai ser sempre o mesmo, não cresce. 

Você pode dizer: Eu sou satisfeito, mais não sou acomodado. Eu diria: Impossível, pois a satisfação é a conclusão de que nada mais precisa ser feito ou acrescentado, ou seja; Uma situação cômoda, confortável. O jovem cristão satisfeito se limita a sempre viver o mesmo.

Eu tenho medo do mesmo. E você tem medo?

É com muita tristeza no coração que digo que nós jovens cristão do século XXI somos uma geração satisfeita “acomodada de acordo com”. Paramos de crescer para viver o mesmo. Não é difícil ouvir essa faze em grande escala no meio dos jovens cristão do século XXI: Eu to cansado, é sempre a mesma coisa. 

Então pergunto eu: Será que é sempre a mesma coisa ou eu por resultado do comodismo sou mais uma vitima do mesmo e sou o mesmo sempre?

Quando nos tornamos prisioneiros do “mesmo” vivemos o presente com gostinho de passado, e viver no presente com gostinho de passado é viver o presente sem vida, porque o passado já morreu. Então ser um jovem cristão satisfeito “acomodado” é deixar de viver para simplesmente existir, ai vem Jesus e diz: Filho reage! Eu não vim para que você exista, mais para que tenha vida e vida com abundância (Jo 10:10). Mais para ter vida eu preciso estar no presente vivendo o novo de Deus para a minha vida, e só vive o novo os jovens insatisfeitos, e dizer que sou um jovem insatisfeito não é dizer que sou um jovem descontente, dizer para Deus que estou insatisfeito é dizer que quero mais, quero algo novo. Exemplo:
Você esta em uma festa e esta sendo servido, e de tempo em tempo passa alguém com uma bandeja e pergunta: Servido? E com certa freqüência a resposta é sim, mais em um determinado tempo você responde: Não, obrigado! Estou satisfeito. Em outras palavras; Deus, obrigado! Eu sou um jovem satisfeito, não preciso mais ser renovado, não preciso mais dons espirituais, não preciso de... Eu me basto.

Nós jovens cristão desse tempo precisamos entender que quando paramos de crescer, nós entramos no processo inverso; Nós decrescemos, porque tudo em volta esta em crescimento e o mundo não para pra nos espera. Precisamos entende que a evolução e o crescimento de todas as áreas da nossa vida é fruto de insatisfação, e porque não dizer que a evolução das maquinas, ciência, tecnologia e outras tantas coisa são fruto de insatisfação de homens superdotado de inteligência. Essa insatisfação precisa atuar em nossa vida cristã e espiritual, para que os frutos dessa insatisfação nos leve a um crescimento e maior relacionamento com Deus.

Deus não se escandaliza quando pedimos mais, muito pelo contrario; Ele anseia em nos dar mais e ele tem sempre mais e infinitamente mais para nos dar, mais nós precisamos dizer: Pai, eu quero mais, eu preciso de mais, eu estou insatisfeito. Essa insatisfação precisa ser uma constante em nossa vida, querer todos os dias viver algo novo em Deus, ai você me pergunta como isso é possível? Então eu logo te respondo: Na virado do dia, o que era dia vira o velho dia e um novo dia se faz, Paulo escrevendo aos Coríntios diz que as coisa velhas se passaram e tudo se fez novo (II Coríntios 5:17). Então posso dizer que o velho dia já passo e tudo se fez novo; Deus tem uma nova experiência, uma nova unção e outras muitas coisas, mais só vive o novo de Deus quem assume a condição de insatisfeito, porque os satisfeito se acomodaram com o que já receberam.
Concluo com seguinte frase:

“O tempo chamado hoje é um campo de trabalho para os insatisfeitos e uma cama para os satisfeitos” (Thiago Passos)

Saia da mesmice e seja um jovem insatisfeito, cresça, porque Deus não te chamou para que seja um eterno menino, mais sim para que desenvolva até alcançar a estatura de varão perfeito.

Thiago Passos
Até mais.

Um comentário: