sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sentimento certo no momento certo


                       



Eclesiastes 3:
1-Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
4-Tempo de chorar, e tempo de rir.

O que é chorar, o que é rir? Expressão de um sentimento; seja ele de alegria ou tristeza. 

Então aprendo que a tempo para os meus sentimentos, e um tempo determinado por Deus. Então preciso aprender a identificar e usar-los de maneira correta no momento correto.

“Qualquer um pode zangar-se – isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” (Aristóteles).

Aristóteles disse exatamente o que Apóstolo Paulo diz em (Efésios 4:26) quando ele diz Irai-vos, e não pequeis” .  Quer ficar irado? Você tem o direito de ficar irado, mais fique irado no momento certo, na medida certa, com a pessoa certa. Isso não é pecado! O pecado não esta nos meus sentimentos, e sim na doze em que eu uso-os, como o uso-os, e quando o uso-os. Ou eu sou senhor dos meus sentimentos ou sou escravo, e só sou senhor quando eu assumo o controle; momento certo, sentimento certo e dose certa. Do contrario eu sou mais um escravo.

Sentimentos são reações internas que são desencadeadas no nosso dia-a-dia, reações que geram ações externas que podem promover o bem e o mau “Conseqüências”, tudo depende de como você vai transformar essa reação em ação, pois não existe mau ou bom sentimento, o que existe são sentimentos bem usado no momento certo, Quem usa bem promove o bem, quem usa mau promove o mau.

Entre a reação interna e a ação externa existe uma feramenta que é pouco utilizada que se chama: Analise. Antes de transformar a reação em ação, eu preciso analisar: Identificar o sentimento que foi gerado, analisar se é o momento certo para usar, como vou usar e qual a dose devo usar.  Você costuma fazer dessa forma? A grande maioria costuma pular essa parte e analisar depois que a reação já se fez ação, o que por sua vez não muito ajuda; porque analisar antes da ação pressupõe evitar erros, a pós a ação só serve para identificar-los “Quando o presente se torna passado, fica-se claro os erros que poderia ser evitados”. Quando uso o sentimento  no momento certo eu sou feliz e faço alguém feliz! Quando uso o sentimento errado no momento errado é porque não sou mais senhor dos meus sentimentos e sim escravo, e tal escravidão que me faz infeliz e torna infeliz que esta do meu lado, seja quem for esse alguém.

Quando for tempo de chorar chore, quando for tempo de rir ria, quando for sofrer sofra, quando for tempo de ter prazer tenha, quando for tempo de perde perda, quando for tempo de conquistar conquiste, quando for tempo de ficar triste fique, quando for tempo de se alegrar se alegre,quando for tempo de ficar bravo fique, quando for tempo de amar ame. Faça tudo na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa e será feliz! Porque para tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Então creia que para todas essas coisas Deus tem um propósito e em todas essas coisas Deus te faz mais que vencedor, seja na alegria ou na tristeza.  Pense nisso! 

Thiago Passos
Até mais.

2 comentários:

  1. Oi Thiago! A paz! Vi que seu blog tem um cunho mais evangelístico. O meu blog é mais voltado para críticas, sátiras e coisas comuns dos cotianos dos mortais.
    Vou ser sua aeguidora, mas com uma condição: vc vai ter que seguir o meu também!!!
    bjs
    Visite me blog: http://mleedeboanalagoa.blogspot.com

    ResponderExcluir