domingo, 30 de janeiro de 2011

O poder da decisão e da escolha


O poder da decisão e da escolha
Pode porventura o cego guiar outro cego? Não cairão ambos no abismo?  (Lucas – 6:39)
Nesse tempo presente que vivemos, duas das atividades praticas que mais executamos no nosso dia-a-dia é arte de decidir e escolher. Vivemos o tempo todo decidindo e escolhendo.
Decidir: Uma atitude
Escolher: Uma decisão entre duas ou mais opções
Temos duas palavras de diferente significado, mais uma se apóia na outra, vamos imaginar que essa duas palavras são os dois cego de quem Jesus se referiu; Portanto um cego se chama Decidir e o outro Escolha. O cego Decidir decidiu ser guiado pelo cego Escolha, Escolha por sua vez, escolheu como iria guiar o cego Decidir, como Escolha também era cego, após a sua escolha tomou a atitude errada, e, Escolha e Decidir caíram no abismo.
Em poucas linhas já é possível aprender que a decisão errada me leva a escolha errada e a escolha errado por sua vez me leva a decisão errada.
Para responder a simples pergunta de Jesus, temos que colocar em pratica a arte de decidir e escolher. Quero refazer a pergunta e sem fugir do contexto, quero trocar a palavra guiar pela palavra influenciar.
Influenciar: Poder ou ação que alguém exerce sobre outrem ou sobre certos fatos
Pode um cego influenciar outro cego? Você tem duas opções: sim ou não
Nós Jovens cristão desse tempo presente ouvimos constantemente e porque não dizer diariamente que nascemos para influenciar e não sermos influenciados, quando ser bem influenciado é uma necessidade nossa, afinal estamos em pleno desenvolvimento como pessoa e esse desenvolvimento é e precisa ser constante.
Durante toda a nossa vida nós influenciamos e somos influenciados, mais a questão é que não escolhemos quem vamos influenciar e sim quem vai nos influenciar, então a nossa maior preocupação deve ser de escolher corretamente quem vai nos influenciar. Então dizer que não nascemos para ser influenciados, ser torna uma expressão errada.
Antes de continuar, lhe faço a simples pergunta: Quem esta te influenciando? E quem esta sendo influenciada por você esta sendo bem influenciado? (Existem pessoas que são influenciadas por nós que não se revelam simplesmente nos assiste, assim com também existe pessoas que nos influencia e nem imagina).
A experiência de sermos influenciados é tão real, e, pelo fato de sermos influenciado o tempo todo, passa despercebida, algumas das maneiras de notar o quanto somos influenciados é reparar no começo de uma amizade, logo nos primeiros meses já aderimos alguns costume do amigo novo: Modo de falar, andar, rir, sentar, pentear o cabelo, modo de se vestir e outras muitas coisas. Sem falar nos filme e novelas que são recordistas em influenciar pessoas, a novela começa na segunda, na semana seguinte você já encontra os personagens andando pelas ruas.
Ser influenciado não é o problema, o problema esta na decisão errada de quem vai nos influenciar. Precisamos aprender a escolher por quem seremos influenciados de forma coerente para não sermos guiados “Influenciados” por cegos para o abismo, porque nós somos e seremos fruto das nossas decisões e escolhas.
Quando falo de decidir por quem seremos influenciados, eu não quero me limitar somente a nossa roda de amizades, programas de televisão, filmes, mídia impressa, mídia auditiva ou até mesmo crenças populares; Quero também englobar nesse emaranhado de ferramentas de influenciar, as religiões, quais quer que seja. Tudo quanto for gerar influencia na sua vida precisa ser bem decidido.
O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. (Provérbios – 13:20)
Não se deixe se levar a destruição pelo seu próprio engano, não tome um cego como o seu guia, escolha bem que vai te influenciar, não estou dizendo para você julgar a pessoa que vai te influenciar, mais sim os frutos que ela produz. Essa é uma decisão tão simples, mais de muita importância, porque ela vai dizer se você será mais um sábio ou mais um tolo.
Pare e reflita o que você que para a sua vida? Se hoje você esta entre os tolos, Deus te convida para andar entre os sábios, porque Deus não tem prazer na sua destruição.
O poder da decisão e da escolha esta em suas mãos.
Até mais.
Thiago Passos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prisioneiro de mim mesmo




Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João – 8:36).
Somos uma geração de jovens libertos se aprisionando por livre e espontânea vontade, nos foi concedido o evangelho da graça, mais estamos vivendo o evangelho da culpa e anulando o sacrifício da cruz. Somo convidado de tempo em tempo e curto tempo, nos sentimos  culpados, culpados porque ainda estamos preso a nós mesmo. Hoje eu te convido para caminhar junto comigo; abandonar o evangelho da culpa e trilhar pelo evangelho da graça, um caminho de liberdade, pelo qual já somos livres.
Hoje eu quero ser livre dos meus preconceitos e conceito que me afasta dos meus e de tos os seres que me rodeia, livre das lembranças que me prendem ao passado me impossibilitando de viver uma nova historia, livre da minha natureza pecaminosa que sufoca a natureza de Cristo que hoje habita em mim, livre da dificuldade de amar alguém sem olhar a quem, livre do egoísmo que me torna um ser rude preso a mim mesmo, livre do medo que me faz um ser fraco mesmo quando forte sou, livre da escuridão do meu ser, livre da podridão dos meus pensamentos, Livre de todos os sentimentos de culpa que me prende a mim mesmo.
Pare e pense em tudo o que te prende a ti mesmo! Agora pense no seu veredicto final; porquanto tempo ainda você quer continuar sendo prisioneiro (a)? Reage! Abstenha-se de tudo o que o que te faz sentir culpado, livre-se das vestes de culpa, coloque vestes brancas e entenda que o sangue de Jesus nos purifica de toda culpa, reage e age! Já esta consumado o sacrifício, agora tudo depende de você, porque nada muda se você não mudar.
A estratégia do inimigo é de nos fazer se sentir-se culpados, porque a nossa sensação de culpa nos convence da culpa e a culpa anula o preço que por nós foi pago na cruz do calvário. Então diga não ao evangelho da culpa e sim ao evangelho da cruz. Viva da graça no tempo da graça!
Até mais.
Thiago Passos

domingo, 23 de janeiro de 2011

Não deixe que a sua vergonha te mate aos poucos




Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo  - 2:15).
Obreiro: homem que executa um trabalho remunerado por salário, trabalhador, operário
Obreiro da igreja: homem que executa um trabalho na igreja sem visar fins lucrativos.
Obreiro de Deus: homem que executa um trabalho emprôo ou visando o reino de Deus.

Baseado nessas definições, posso dizer que sou um obreiro de Deus, operário do céu. Então eu preciso me apresentar a Deus aprovado, sem ter do que me envergonha e como um jovem que maneja bem a palavra da verdade. Em (1 João 2:14) diz: Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós. O segredo esta em aprender maneja a palavra que já esta em mim, de que me adianta ter a palavra de Deus no meu coração e não saber maneja. A palavra de Deus é a nossa maior arma de defesa contra o inimigo e a melhor ferramenta de trabalho que um obreiro de Deus pode ter.
Quando Jesus foi tentado no deserto, foi o bom manejo da palavra o seu escudo contra satanás, e também foi com base na palavra que Jesus saiu a pregar as boas novas a toda criatura, anunciando o reino do céu e o cumprimento do que já estava escrito. A palavra era a sua ferramenta de conquista, mais não é sobre Jesus que eu queiro falar; Quero falar de nós: Jovens Cristão desse tempo presente.
Vivemos um tempo que temos igrejas cheias de jovens e jovens vazios de Deus. Costumo dizer que jovem que não Lê a bíblia não conhece o Deus que serve, e o fato de não conhecer o Deus que serve proporciona a possibilidade de buscar o Deus que serve de forma errada, o que por sua vez resulta em frustração, porque não o encontrar. Más aqueles que o conhece o buscam e lhe encontra, porque ele nos garante isso em sua palavra: Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor… (Jeremias 29:13-14).
Somo uma geração que se julga a tal! Sabemos de tudo, falamos de todo, nossa língua é tecnologia, e por decorrência dessa desvalorizamos os mais velhos, por achar que a nossa adesão e evolução tecnológica nos faz seres melhores que eles; Engano nosso! Somos a geração que esta sempre atualizando e sempre atualizada, mais quando o assunto é estar atualizado com a palavra de Deus a historia muda de linguagem. Entendo eu que se a palavra de Deus se renova a cada manhã, todos os dias Deus tem algo novo para nossas vida, ou seja; precisamos estar atualizado com a palavra de Deus.
Somos uma geração que pouco se dedica a palavra de Deus e os poucos que se dedicam sabe que poderia se dedicar muito mais, vamos deixar de hipocrisia, será que eu estou falando alguma mentira? Precisamos buscar conhecer mais o Deus que servimos, e uma das melhores formas de fazer isso é através da palavra.  A palavra da verdade é o nosso próprio Deus verbalizado, e o verbo já se fez carne e muitos não o reconheceram, por não conhecer a palavra ou não acreditar na palavra. Agora pergunto eu, se o verbo tornasse a se fazer carne você o reconheceria? Ou será que você iria pelo que as outras pessoas falam? Jovem que vive de embalo ou vai sempre pelo que o outro fala, pode pegar carona pro inferno sem querer.
Preste atenção nesse versículo: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (Oséias 4:6). Eis aqui a reposta para a destruição não só do povo de Deus, mais dos jovens em massa, que são o maior alvo do inimigo, porque somos a igreja futura mais breve, a falta de conhecimento da palavra de Deus tem nos levado para a destruição, porque se a palavra de Deus estamos vulneráveis e expostos aos ataques do inimigo, sem forças para lutar, porque a nossa força esta na palavra de Deus que é o próprio Deus verbalizado. Se Jesus sendo Deus, usou da própria palavra para resistir ao diabo quem dirá eu sendo servo, e das melhores maneiras de resistir ao diabo é através da palavra, expulsar nem sempre é a solução, porque ele não desiste fácil e terna a voltar, mais quando você resiste ao diabo a situação muda: Sujeitai-vos, pois, a Deus,resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7).
Nós jovens temos uma certa dificuldade de falar de Deus para os nossos amigos não evangélicos ainda, e isso acontece na maioria das vezes por termos vergonha de falar do evangelho de Cristo Jesus, e temos vergonha por não saber manejar bem a palavra da verdade, e isso é tão verdade que sempre que encontramos um amigo falamos sempre do assunto que mais estamos dominado “Manejando bem” no momento: Faculdade, futebol, novelas, filmes, política, carros, e outros mais. E é exatamente nesse momento que mostramos para o inimigo que não estamos aprovados, que temos do que se envergonhar e não manejamos bem a palavra da verdade.
Não deixe que a sua vergonha te mate aos poucos, porque o inimigo não tem pressa em ceifar a sua, mais Jesus tem muita pressa em te salvar. Então busque mais conhecimento na palavra para que ela possa servi de escudo contra satanás e como ferramenta para conquistar outros jovens para Cristo assim como você e eu fomos conquistados. Ainda que você tenha hoje pouco conhecimento na palavra se coloque a disposição e diga: Pai, eu conheço tão pouco da sua palavra, mais usa-me com o pouco que eu tenho. Acredito que você já ouviu falar da historia de um garotinho que tinha cinco pães e dois peixinho, e Jesus usou o pouco que ele tinha para alimentar uma multidão. Então se coloque a disposição e creia, e ainda que seja pouco, ofereça do pouco que tem e somente creia.
Conhecer a palavra de Deus não se trata de quantidade, mais sim da intensidade com que você procura conhecer, conhecer e praticar, praticar e conhecer.
Te conhecer e prosseguir em te conhecer; Pai, que esse seja sempre o meu maior desejo e o desejo de cada jovem desse tempo presente.
Então por fim, seremos um geração de jovens aprovada, que não tem do que se envergonhar e maneja bem a palavra da verdade.
Até mais.
Thiago Passos

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A dificuldade de ser eu



A dificuldade de ser Eu
Se alguém me pergunta-se qual é a minha maior dificuldade, eu diria: A capacidade de me manter equilibrado nesse tempo presente, ser Eu o maior tempo possível.
Vivemos um tempo que nos relacionamos com personagens o tempo todo, e, Eu como também gente desse tempo presente sou tentado a me personalizar de quando em quando, mesmo quando não quero, vivemos em uma sociedade que nos força a nos maquiarmos o tempo todo para sermos aceito, vivemos de aparência, escondemos o choro que ecoa dentro de nós por traz de uma mascara ou um sorriso aparente, para agradar os que nos rodeia, para esconder nossas fraquezas ou revelar quem somos na essência.
Hoje a sociedade transforma pessoas em personagens, que quando se olham no espelho já nem mais se reconhecem, se tornamos uma sociedade fria e sem expressão facial, mais por traz dessa mascara existe um Eu que luta para se manter Eu. Mascara que esconde minha sinceridade, quem Eu sou de verdade; A pura e perfeita imagem e semelhança de Deus.
O inimigo usando a sociedade como uma máquina de desconfigurar faces, porque a minha e a sua face reflete a semelhança de Deus em nós, e isso muito o incomoda. Afinal foi por isso que ele lutou: Queria ser semelhante a Deus.
Hoje quero me despir de minhas fantasias, rasgar as minhas mascaras, tirar a maquiagem, me livrar de tudo o que ofusca o meu Eu. Quero chegar no meu trabalho e poder ser quem Eu sou na minha igreja, quero chegar na igreja e poder ser que Eu sou em minha casa, quero chegar na faculdade e poder ser que Eu sou em um culto de domingo, quero ser para os meus amigos o que sou para os meus irmãos, quero ser para o meu pastor o que sou para o meus pais e vise e versa, quero ser em todo tempo o que Eu sou e como Deus me planejo, sem mascara e sem maquiagem, quero ser integro todo tempo o tempo todo. Porque Deus não se relaciona com personagens ou seres mascarados, mais sim com seres de cara limpa que não tem o que esconder e nem do que se envergonhar.
Qual é a sua verdade, você é reflexo da sociedade ou você reflete para a sociedade quem você é de verdade? Pare e pensa e responda para a sua própria consciência, afina somos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5 – Ap. 13). Vivemos para fazer a diferença e não para sermos diferente do que Deus nos criou.
Até mais.
Thiago Passos